Comunidade Brasil

Comunidade Brasil

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Que tipo de sociedade se desenha num futuro próximo no Brasil?

Em 28/10/2011, um grupo expressivo de estudantes invadiu o prédio da Faculdade de Filosofia da USP, em São Paulo, para protestar contra a presença e atuação da PM, que prendeu alguns alunos portando drogas.
Os estudantes, futuros profissionais de nossa sociedade, tentaram impedir a prisão, jogaram pedras e cavaletes nos policiais e depredaram viaturas, patrimônio do Estado pago pelo cidadão.

O tráfico de drogas na universidade é o fator que mais contribui para a violência no campus, violência esta que causou a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva no último dia 19 de maio, fato bem recente e que também gerou protestos na Universidade, estes por MAIS segurança.
Um convênio foi assinado entre a reitoria e a PM atendendo a esse protesto e o policiamento, aumentado.

Os estudantes que invadiram o prédio público fazem parte do outro grupo, o que não quer a presença da PM no campus para não atrapalhar seu consumo de drogas e consequentemente, o tráfico.

Isso deixa claro e cristalino que esses estudantes que protestam são os que financiam o tráfico, que por sua vez, financia com armamento comprado com a venda de drogas os marginais que infestam a região, inclusive os que mataram o estudante no dia 19 de maio e que vem aterrorizando a Universidade tanto à noite quanto em plena luz do dia.

Ora, quando os próprios cidadãos agem e se mobilizam contra o policiamento que lá está para lhes servir em prol do traficante que lhes fornece, tudo isso sob os olhares inativos do Estado, é hora de parar e pensar o rumo que a sociedade está tomando.
Invasão e depredação de patrimônio público, agressão contra policiais, desacato, associação ao crime, etc, etc.

Merecem esses estudantes ainda fazer parte da USP, após essa demonstração de desprezo pela segurança e vida dos seus colegas, e tudo por conta de um vício?
Quem briga e protesta para manter o seu "direito" de financiar o tráfico deve ter o direito de permanecer no mesmo ambiente de quem só quer estudar e se preparar para a vida profissional?

O grupo que é à favor da PM no campus bem como do aumento do efetivo, também se organizou em manifestação de apoio à corporação, o que demonstra que nem tudo está perdido.

O assunto merece atenção pois se antes as manifestações eram por liberdade e democracia, hoje são por livre consumo de drogas. Algo está MUITO errado.

*Para debater o tema, participe aqui (orkut) ou aqui (facebook).



Um comentário: