Comunidade Brasil

Comunidade Brasil

segunda-feira, 21 de março de 2016

Os pés de barro:

hoje, pela primeira vez de fato, senti vergonha de nosso país.
Dirão "mas só hoje"?
Sim, só hoje porque o que se viu até hoje foi uma disputa cega por poder, marcada por mentiras, jogo rasteiro e cartas marcadas.
Vimos e vemos as mais altas instituições da República, criadas para salvaguardar a democracia, aparelhadas por mesquinharias, interesses pessoais e ganância.

Mesmo assim, sinceramente, eu acho que isso faz parte de um país que está tentando renascer como nova república, como uma nação mais forte e mais limpa. São as dores do parto, penso eu.

Isso até hoje.

Hoje, surpreso, li que governantes de países irmãos ameaçam suspender o Brasil do Mercosul se o impeachment for adiante.De mesmo modo, a OEA se manifestou contra o "golpe" e mais especificamente contra o juiz Sergio Moro, suprassumo da vergonha do nosso judiciário perante a comunidade internacional.

Nem vou entrar na seara de que os de fora estão enxergando melhor que grande parte da população aqui dentro.

Vou me ater ao fato da Vergonha (com V maiúsculo) que é um governo se socorrer dos vizinhos para que tenha chance de combater seus inimigos.

O STF, que tem competência para interpelar juízes e até removê-los, se faz de surdo.
O ministério da justiça, de mudo.
Câmara e Senado, de cegos.

E o governo, completamente desmoralizado, sem pulso e sem autoridade para fazer cumprir seus decretos e ordens, até no dia a dia.
Se viu engessado e travado.

A vergonha central é o porquê dessa imobilização, dessa inação, dessa falta de pulso e autoridade.

O motivo é claro e agora, vergonha suprema, ficou escancarado aos olhos da  comunidade internacional: de tanto se corromper junto, de tanto fazer acordos podres (que À PRINCÍPIO eram para manter e permitir a governabilidade mas depois foram por mais dinheiro mesmo), de tanto caminhar na lama com seus aliados de ocasião, o governo acabou por ficar irremediavelmente enlameado.

Esse com certeza não é o PT que o povo brasileiro elegeu. É outro partido, muito, mas muito pior.
Perdeu o rumo, a moral, a vergonha, a autoridade e hoje depende de mãos estendidas de fora do país para se reerguer.
Precisou "pedir penico" lá fora para quem tem autoridade de colocar a oposição e um simples juiz de 1a. instância em seu lugar.
Vergonha.

3x Vergonha.

Em tempo:
1) Sou à favor da alternância de poder mas sou mais à favor do respeito às instituições democráticas.
Uma ruptura agora geraria uma quebra da qual o país levaria mais de uma geração para se recuperar, pois com a porta arrombada, entram os saqueadores de fora e depois deles, terra arrasada.

2) É hipocrisia achar que se pode governar sozinho. Negociação política faz parte da governabilidade e cargos e salários são sim, moeda de troca em qualquer canto do mundo. O problema está em se perder o limite. É como um policial corrupto: com que moral vai prender os bandidos depois de virar sócio deles em várias ocasiões?



Nenhum comentário:

Postar um comentário